Gustavo Brás
 

A 10 jornadas do final da época, temos os nossos rivais directos Benfica e Porto a consolidarem cada vez mais a luta a dois pelo titulo. O Sporting na 3ª posição, sai reforçado desta jornada depois do SC Braga e Vit. Guimarães perderem pontos frente ao Porto e Boavista respectivamente.

O Sporting praticou um futebol complicado e com falta de ideias num jogo que se foi desenhando difícil. Conseguiu o mais importante, a vitória, 3 pontos. Faltam agora 30 pontos para somar e esperar pelos resultados dos adversários. Acreditar enquanto for possível conseguir mais algum resultado para além do 3º lugar.

Benfica ganha com justiça em Arouca. De assinalar fica uma vez mais a expulsão de um jogador de equipa adversária. Fica para a próxima!

O Porto volta a não baixar os braços e ganha em Braga com facilidade, mas desta vez a impor o seu futebol de bom nível, que nada nos surpreende pela qualidade da constituição do plantel. Também estou de acordo com o Sérgio Conceição, quando diz que o Porto tem o melhor plantel dos últimos 30 anos. É verdade!

O Vit. Guimarães volta a perder pontos e começa a ficar fora da luta pelo 4º lugar disputado com o rival directo SC Braga. Esta jornada não seria de todo decisiva, mas foi mais uma a ver passar navios quando se previa uma jornada em seu beneficio. Por sua vez, o Boavista volta a surpreender em casa! No Estádio do Bessa, em dias de jogo, entra em campo o 12º jogador do Boavista, o relvado sintético, naturalmente.

Ainda com alguma possibilidade de sonhar pelo lugar de acesso à UEFA estão o Belenenses e Paços de Ferreira, que embora não tenham aproveitado esta jornada esperam por mais deslizes do Vit. Guimarães.

A boa surpresa volta a ser a Académica que somou mais 3 pontos frente ao Moreirense e marca assim novo registo de 6 jornadas consecutivas sem perder. Imagine-se não perde desde que jogou com o Sporting na 18ª jornada. Com esta mudança de performance, a ascensão na tabela classificativa começa a acontecer e os estudantes já estão na 14ª posição.

O Gil Vicente continua com dificuldades para descolar da zona de despromoção, onde faz companhia ao Penafiel que está na última posição do campeonato.

Em curta análise sobre a 2ª Liga portuguesa, temos a manutenção das posições dos principais líderes na corrida ao titulo, embora só o União da Madeira e o Chaves, que se confrontaram entre si (1-1), é que ganharam pontos. O Freamunde perdeu na Covilhã e o Tondela perdeu em nossa casa de Alcochete. Nos últimos jogos, o Sporting B apenas empatou com lideres do campeonato, sendo eles o Freamunde e o Chaves. Na corrida pela subida de divisão, o Oliveirense ganhou algum terreno e está agora a 4 pontos do 2º lugar, tal como o Covilhã que com a vitória importante frente ao Freamunde está agora a 5 pontos do 2º lugar.

A Super Análise faz aqui uma referência ao futebol feminino e homenageia as atletas que representam ao mais alto nível a Selecção A da Federação Portuguesa de Futebol no decorrer da competição Algarve Cup 2015″.