O Europeu da Croácia começa na tarde desta sexta-feira e logo com um escaldante jogo entre o país anfitrião e a rival Sérvia, em partida do Grupo A, a decorrer em Split, que contempla ainda um Suécia-Islândia.

Mas a prova vai ter outros aliciantes, como seja a estreia do sportinguista Janko Bozovic, lateral direito da Áustria, frente à Bielorrússia, em partida do Grupo B (Porec), onde a França, campeã mundial, mede forças com a Noruega.

A dupla portuguesa Duarte Santos e Ricardo Fonseca tem, por sua vez, a missão de arbitrar este sábado o Espanha-República Checa, do Grupo D (Varazdin), com a Dinamarca, campeã olímpica, e Hungria no outro jogo da série.

Também este sábado, no Grupo C (Zagreb), a Alemanha, campeã em título, defronta Montenegro e a Macedónia a Eslovénia, seleção que afastou Portugal da fase final.

O Europeu decorrerá até 28 de janeiro, com a segunda fase a começar no dia 18.

Na bolsa de apostas, a França é considerada a grande favorita ao triunfo final, com uma quota de 3.25, curiosamente a mesma da Croácia, que a atuar perante o seu público também terá boas hipóteses, numa competição que será muito equilibrada. A campeã Alemanha (9.00) ou a Espanha (8.50) também são duas das seleções muito cotadas.