Bruno de Carvalho

Não tem sido dócil a relação do Sporting, na figura do seu presidente, para com os outros dois grandes do futebol nacional. Bruno de Carvalho tem apontado o dedo a Benfica e FC Porto, acusando mesmo os dois emblemas de se aliarem para reinarem em Portugal.

A faixa gigante em Alvalade no dérbi serviu de premonição: o Sporting juntou o Benfica ao FC Porto na sua lista negra. Efetivamente, desde a entrada de Bruno de Carvalho para a presidência dos leões, o clube de Alvalade passou a estar com o dedo constantemente em riste para com os rivais, com troca de palavras e comunicados de todas as partes, situações das quais se pode destacar uma mão cheia.

1. O telefonema

Um ano depois de ser eleito presidente do Sporting, Bruno de Carvalho disparava contra Luís Filipe Vieira, que acusava de ter os árbitros do seu lado. Em declarações à Renascença, o líder leonino dava conta de um telefonema entre os dois: “Quando ele me falava de jogadores que custaram dezenas de milhões de euros, muitos dos quais que não jogam, que não são convocados, que jogam na equipa B e outros que são emprestados, de repente verificou que após fazer esse investimento todo, teve um reforço de peso, que foi um jogador chamado nomeações”.

Vieira negou prontamente a dita chamada, acusando Bruno de Carvalho de mentir, e este confirmou depois que tudo não passou de ironia e que se fartou “de rir” com as declarações do homólogo do Benfica.

2. As nádegas

Na corrida às eleições na Liga, o Sporting acusou FC Porto e Benfica de não quererem mudar nada, com Bruno de Carvalho a fazer uma comparação, no mínimo, original: “Na gíria popular, porque sabemos que o futebol português está bipolarizado, isto funciona como o ânus onde temos duas nádegas que se enfrentam uma à outra dizendo ‘estou aqui e sou melhor do que tu’. Entre algo fisiológico como o ânus, ou sai vento mal cheiroso ou trampa. E é disto que o futebol português está cheio por dentro e por fora: trampa”.

3. Fruta e andebol

Já complicada depois da venda de Moutinho, a relação dos leões com o FC Porto azedou ainda mais, curiosamente, com algo passado no andebol. Na final da Taça de Portugal, Bruno de Carvalho ficou de mão estendida perante a recusa de Adelino Caldeira, vice-presidente dos azuis e brancos, em cumprimentar o adversário: Não cumprimento presidentes bananas. A resposta não se fez esperar: “Não sou eu que tenho alguma coisa a ver com fruta”. O caso levou ao corte oficial de relações, algo recorrente nas últimas décadas.

4. Idades e rufias

Pinto da Costa também ficou com as “orelhas a arder”, após ter sido classificado por Bruno de Carvalho como um rufia: “Ao menos não andamos pelos corredores do estádio a chamar às pessoas bêbedas, só por termos seguranças à volta e a polícia a dizer que não sabe disto. Ele faz isto há mais de 30 anos e continua a fazer”.

De resto, os ataques do presidente leonino visaram mesmo a idade de Pinto da Costa: “O meu pai, que eu adoro, tem 80 anos. A certa altura temos algumas dificuldades e isso é normal”.

5. Very light

O corte de relações com o Benfica, oficializado esta terça-feira, resulta do mais recente episódio de guerrilha no futebol luso. Tudo começou no dérbi do futsal, quando os adeptos encarnados exibiram uma tarja aludindo ao very light que atingiu mortalmente um sportinguista no Jamor, em 1996. Seguiu-se o embate entre os dois clubes em Alvalade e o líder anfitrião voltou a criticar o comportamento dos adeptos encarnados.

 

Contactado por Record, o responsável pela comunicação do Benfica, João Gabriel, afirmou que, findo o blackout no Sporting, “começou o folclore” no clube rival. A afirmação foi a gota de água para os dirigentes leoninos, que menos de 24 horas depois oficializaram em comunicado o fim das relações institucionais com o Benfica, poucos dias depois de ambos os presidentes se terem cumprimentado publicamente por mais de uma ocasião