O campeonato português vai aquecer este sábado com o primeiro dérbi da época 2018/19. O Estádio da Luz será o palco do duelo entre o Benfica e o Sporting, em jogo a contar para a 3.ª jornada da Liga portuguesa.

Os encarnados recebem os leões depois de terem empatado (1-1), na terça-feira, com os gregos do PAOK, no encontro da primeira mão do play-off da Liga dos Campeões; enquanto os leões deslocam-se até ao outro lado da 2.ª Circular no momento mais conturbado de sempre da história do emblema de Alvalade. Ainda assim, os dois clubes lisboetas entram para esta partida em pé de igualdade. Com 6 pontos na tabela, o clube da Luz e o conjunto verde-e-branco seguem neste momento com dois triunfos na prova, depois de terem vencido os respetivos desafios na primeira e na segunda jornada da competição.

A águia, recorde-se, derrotou o V.Guimarães, seguindo-se o triunfo no Bessa e os leões, por sua vez, bateram o Moreirense e, na semana passada, o V. Setúbal.

Em dia de dérbi, a presença de Jonas ainda é grande dúvida, depois de ontem José Peseiro ter confirmado que o holandês Bas Dost, o goleador do Sporting, não recuperou a tempo de integrar o plantel na Luz.

O avançado brasileiro do clube da águia está a recuperar de uma cervicalgia. E o ponta de lança holandês dos leões contraiu uma lesão muscular no encontro com os sadinos, em que acabou por ser substituído ao intervalo.

No que aos orientadores diz respeito, Rui Vitória e José Peseiro vão defrontar-se este sábado pela nona vez nas respetivas carreiras de treinadores. O registo é, por enquanto, favorável ao treinador dos encarnados: em 8 partidas disputadas (divididas entre campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça), Vitória venceu quatro, Peseiro três e registou-se um empate.

O dérbi eterno realiza-se este sábado, pelas 19 horas, no Estádio da Luz.