Os leões ficaram no terceiro lugar na fase de grupos e transitam agora para a segunda prova da UEFA, onde entram nos 16 avos de final – uma etapa onde já está o Braga e poderão também estar o Vitória de Guimarães e o FC Porto.

Para o sorteio dessa eliminatória, as equipas que transitam da Liga dos Campeões repartem-se: quatro entram no lote dos primeiros classificados da fase de grupo (cabeças de série) e as outras quatro no lote dos segundos (não-cabeças de série). A divisão é feita consoante a prestação na fase de grupos da Liga dos Campeões, contando primeiro os pontos, depois a diferença de golos e os golos marcados.

Ora, assim sendo, o Sporting está nesta altura como o quarto melhor terceiro classificado, tendo à sua frente, garantidamente, o CSKA de Moscovo e o Atlético de Madrid, além do Leipzig, se bem que de forma provisória.

Os leões precisam que o Nápoles seja derrotado em Roterdão e que o Spartak perca em Liverpool. Caso uma destas situações não corresponda, a equipa leonina tem de esperar que o Leipzig perca em casa por dois golos de diferença contra o Besiktas ou que o FC Porto seja derrotado por quatro!

É possível, sobretudo pela esperança no Feyenoord e no Liverpool… mas não será nada fácil.