Jorge Faria de Sousa
 

No próximo Domingo, dia 21 de Abril, o Sporting, na luta pelos lugares europeus, visita o rival da 2ª circular, em jogo a contar para a 26ª jornada.

É um Sporting na máxima força – com todos os jogadores disponíveis – que prepara este “Derby”, um jogo determinante para ambos os clubes. Para o Benfica, significa a luta pelo título de campeão nacional, e para o nosso Sporting, a luta por um lugar na Liga Europa na próxima época 2013-2014. Assim, a pressão existe e está dos dois lados.

No próximo domingo, como em qualquer “Derby”, não vão estar em campo os pontos que separam as equipas, mas sim a antiga rivalidade do “Dérbi” dos “Derby’s”. Por isso, este é um jogo em que tudo o que se passou nesta época não conta, em que vão contar apenas aqueles 90 minutos, onde leões e águias vão lutar pela vitória.

No meu entender, só um Sporting concentrado do primeiro ao último minuto, compacto e solidário, pode bater o Benfica. A nossa equipa vai ter de defender de uma forma exemplar, reduzir os espaços e, depois, com saídas rápidas com os nossos extremos, tentar surpreender o Benfica. Temos de defender como nunca, atacar com critério, com a bola em nossa posse, saber guardá-la e explorar a velocidade de Capel e Bruma ou até André Martins, para servir Wolfswinkel. Este vai ser um jogo pautado por equilíbrios, como foi o jogo em Braga, que o Sporting venceu por 3-2, onde vão ser fundamentais Rinaudo e Dier, no equilíbrio do meio-campo.

Este é, portanto, um jogo que se vai decidir nos detalhes e no erro do adversário. É fundamental que o Sporting seja competente na hora de defender e eficaz na hora de atacar e finalizar.
Por fim, recordar que este “Dérbi” vai ter como cartão-de-visita, o elevado número de jogadores da Academia de Alcochete, quer na convocatória de Jesualdo Ferreira, quer no “onze” leonino, o que me deixa com um enorme orgulho. E vai ser ainda um jogo marcado pela presença de Bruno de Carvalho, sentado no banco de suplentes do Sporting, ao lado da equipa técnica e dos jogadores.

Só um grande Sporting é capaz de vencer na Luz e manter a chama da Europa acesa. Eu acredito!

Força Sporting!