Ainda por fechar a 30ª jornada com o jogo que irá colocar em confronto duas boas equipas, Nacional e Vitória de Guimarães respetivamente, a época está a entrar na fase de fecho de contas. Começa a desenhar-se a tabela classificativa, e ao contrário de outros anos, este campeonato não tem muitos índices de imprevisibilidade, com poucas equipas a discutir posições e muitas já apenas a cumprir calendário. Caso do Sporting, que uma vez garantido o lugar de acesso ao playoff da champions e sabendo à partida que dificilmente conseguiria chegar mais longe no campeonato, incompreensivelmente os jogadores abdicam de trabalhar a 100%. Neste último jogo com o Estoril, vimos várias vezes o treinador chamar a atenção dos seus jogadores “É preciso trabalhar!”. Pois, o Sporting precisa de manter os níveis competitivos se quer ganhar a prestigiada Taça de Portugal. A demasiada descompressão atual assusta os adeptos, e esperamos que toda a estrutura esteja preparada para o desafio que aí vem com o SC Braga, apesar de esta ser uma equipa pequena. Já o mesmo SC Braga tem estado mal e vai de mal a pior com as últimas exibições, tendo mesmo perdido por último com o Marítimo em sua própria casa. A questão que se prende ao clube minhoto, é que ainda não garantiu o 4º lugar que dá acesso direto à UEFA. Correndo bem ao Vitória de Guimarães, no final desta jornada fica apenas a 2 pontos do Braga.

Em relação à definição do líder e campeão 14/15, custa acreditar que não será o Benfica. Poderá dizer-se que é um justo campeão porque tem feito algumas exibições que também justificam esse estatuto, no entanto, não esquecer que este foi o ano do #colinho. Ficará na memória de todos. Faz lembrar outros tempos em que o clube da Luz liderado por Trapattoni, ultrapassava dificuldades com um penalty ou livre à entrada da área para o Simão Sabrosa. Já a presente época ficou marcada pelas expulsões, penaltys, cantos e pequenos detalhes em marcações de faltas duvidosas e determinantes no decorrer dos jogos.

Mas uma coisa é certa, o Benfica não tem culpa que o Porto tenha sido tecnicamente mal gerido e que o Sporting seja o campeão dos empates. Por isso, com todas as ajudas, o Benfica está na frente e será campeão, a meu ver, já na próxima jornada frente ao Vitória de Guimarães.
Na zona de descida, na próxima jornada, temos dois jogos interessantes, Vit. Setubal – Arouca e Gil Vicente – Penafiel. Não será decisivo, mas daqui julgo que vai sair um resultado que já pode ajudar na definição de quem permanece e quem desce.

Já para ocupar os dois lugares disponíveis na 1ª liga na próxima época, estão 4 equipas na discussão, CD Tondela, Desp. Chaves, União da Madeira e Sp. Covilhã. O Tondela nas últimas duas jornadas desperdiçou a possibilidade de subida imediata, e tem pela frente mais dois difíceis jogos contra o Chaves e Freamunde.