nani montero carrillo
Record

As decisões em 180 minutos obrigam a que as equipas saibam pautar os momentos dos jogos e decifrar o que devem fazer quer na primeira quer na segunda mão. Hoje, na Volkswagen Arena, o leão tem a estratégia definida: a ambição é vencer mas sabe que o facto de marcar em casa do Wolfsburgo poderá ser essencial para o apuramento. Para isso, conta com Carrillo, Nani e Montero, elementos que tentarão colocar um ponto final em malapatas específicas, que não os colocam em posição confortável no encontro dos “16 avos” da Liga Europa.

Começando pelo camisola 77, que atinge na Alemanha a marca de 100 jogos de leão ao peito, não marca um golo de bola corrida desde 25 de novembro, na vitória caseira sobre o Maribor, por 3-1, o seu último jogo europeu pelo Sporting. Nos oito jogos seguintes, só faturou diante do Rio Ave, também em Alvalade, mas de grande penalidade. Passando para a outra “extremidade”, André Carrillo procura o seu primeiro golo na Liga Europa que não seja em rondas de “playoff” de acesso. Com 18 jogos na prova, apenas marcou diante dos dinamarqueses do Horsens – um fora e outro em casa –, em 2012/13.

Desafio para Montero

Numa altura em que Fredy Montero se assume como o melhor marcador do Sporting em 2014/15, procura ainda cortar a meta de uma “corrida” iniciada esta temporada: marcar nas competições europeias. A preferência ia, naturalmente, para a Liga dos Campeões, mas nos cinco jogos que realizou pelos verdes e brancos na referida competição não conseguiu fazê-lo. Vira-se, agora, para a segunda prova de clubes mais importante do Velho Continente, com a certeza de que à sua frente estarão dois elementos imponentes. Naldo, com 1,98 metros, e Robin Knoche, com 1,90, construirão a muralha que vai tentar separar o internacional colombiano do golo.

Rapidez, capacidade de jogar na “sombra” da referida dupla e o facto de saber atuar bem no limite do fora-de-jogo serão armas importante para estar mais perto de fazer abanar as redes dos lobos. Montero terá, assim, a chance de aliar o fim da “seca” europeia ao atordoar da “presa” para o duelo de Alvalade.

Artilheiros de topo e acompanhados por Slimani

O trio que hoje, em Wolfsburgo, vai compor o sector mais adiantado do Sporting figura no topo da lista de artilheiros dos verdes e brancos em 2014/15. Nani (8 golos), Carrillo (7) e Montero (10) são responsáveis por 25 dos 73 golos que o leão já apontou na presente temporada. Entre o colombiano, o português e o peruano está o restante goleador dos de Alvalade: Islam Slimani, com nove remates certeiros, consta na segunda posição na referida lista. Existem, neste sentido, motivos para o leão confiar que voltará com golos a Portugal.

FACTOS E NÚMEROS

Primeiro jogo de Montero como titular, nas competições europeias. Na fase de grupos da Champions, o colombiano fez cinco partidas, mas sempre como suplente utilizado

Quatro partidas realizou Nani na Liga Europa. Uma pelo Sporting, em 2005/06, e três pelo Manchester United, em 2011/12. Nas quatro presenças, não apontou qualquer golo

Meias-finais foi a fase atingida por Carrillo na Liga Europa em 2011/12. Àsemelhança do que sucedeu com Nani, também o peruano foi afastado da prova às mãos do Athletic Bilbao