?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
 

Emprestado pelo Anzhi até final da temporada, Ewerton terá, na visita ao Funchal (Marítimo), a oportunidade que tanto ansiava: devido ao castigo de Tobias – viu o vermelho direto com o Penafiel –, o central brasileiro, de 25 anos, vai estrear-se no onze, estatuto que, de acordo com informações recolhidas por Record, deverá preservar até final da temporada. Isto porque, para lá da maior experiência em relação a Tobias, o camisola 5 tem impressionado Marco Silva nos treinos e, apesar de ainda estar longe da melhor forma física, demonstra capacidade (e qualidade) para ser uma opção credível no eixo da defesa.

Aliás, é exatamente neste aspeto específico que residem as maiores questões relativamente à manutenção do brasileiro nas primeiras escolhas de Marco Silva: Ewerton só preservará o lugar nas primeiras escolhas do treinador se mostrar, em competição, a mesma consistência física que tem apresentado nos treinos.

Numa altura em que a temporada se aproxima da sua fase mais decisiva, Marco Silva vai apostar na titularidade de um elemento que apresenta uma grande maturidade competitiva, algo essencial para o equilíbrio defensivo da equipa e que escasseia no quarteto defensivo: só Jefferson (26 anos) é mais velho que Ewerton; Cédric e Paulo Oliveira têm 23 e Tobias apenas 21.

Estreia positiva

Antes de cumprir o primeiro jogo com a principal camisola do Sporting – já tinha merecido a confiança de João de Deus na equipa B, nos jogos com Freamunde (45’) e Desportivo de Chaves (90’) – Ewerton esteve a aquecer 34 minutos: logo que Tobias recebeu ordem de expulsão (11’), o brasileiro iniciou o aquecimento, mas só entrou no arranque da 2.ª parte.

O camisola 5 teve uma estreia auspiciosa: controlou, sem grandes problemas, os ímpetos ofensivos do Penafiel, destacou-se no jogo aéreo e na forma como conseguiu sair a jogar e não deu grandes hipóteses a Guedes e companhia.

No final do encontro, Ewerton recebeu os parabéns de todos os companheiros de equipa, os quais não deixaram passar em claro a boa prestação do central num jogo em que o Sporting esteve largos minutos em inferioridade numérica.

Certo é que, depois de várias semanas a apurar a forma física, Ewerton está pronto para mostrar em Alvalade as qualidades que o destacaram em Braga. Recorde-se que, se o Sporting quiser o brasileiro em definitivo, terá de pagar ao Anzhi 1,5 milhões.

Números

180 O número de minutos, repartidos pela equipa B e principal, que o defesa brasileiro soma desde que chegou ao Sporting. Fez 45’ frente ao D. Chaves, 90’ com o Freamunde e 45’ com o Penafiel. Ainda procura a melhor condição

1,5 Emprestado pelo Anzhi até final da época, o Sporting garantiu uma opção de compra pelo defesa no valor de 1,5 milhões de euros

4 O número de vitórias que contabiliza em outros tantos jogos frente a equipas madeirenses. Pelo Sp. Braga defrontou Marítimo e Nacional e venceu ambos, em casa e fora