Jonathan dos Santos é mais um jovem da cantera do Barcelona e procura ganhar ritmo de jogo, experiência e o melhor caminho a seguir para conseguir chegar a um nível que lhe permita ser opção regular para o plantel principal dos catalães. Para isso, o jovem mexicano está, assim como clube a que pertence, aberto à possibilidade de rumar por empréstimo a outro clube. A equipa B parece já estar uns furos abaixo da qualidade de Jona, como é tratado em Barcelona, e portanto, uma cedência a uma equipa europeia pode ser a chave para, quem sabe, ser o início de uma brilhante carreira.

Embora tenha maioritamente jogado pela equipa B do Barcelona nestes últimos anos, Jonathan dos Santos teve também a oportunidade de, pelo menos, estar inscrito juntamente com a equipa principal no principal escalão do futebol espanhol. Mais do que uma pura injecção de confiança, esta foi também uma atitude dos dirigentes blaugrana que permitiram a Jonathan rechear o seu curriculum. Conta já com 8 títulos oficiais na sua carreira. São eles: 2 Campeonatos do Mundo de Clubes, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça Europeia, 2 “La Liga”, 1 Copa do Rei e ainda 1 Supertaça Espanhola. Registo impressionante num jogador de apenas 22 anos, embora se justifique, ainda que parcialmente, pelo facto de estar vinculado a um dos melhores e mais carismáticos emblemas da Europa.

Com 1,80m e 22 anos, Jonathan dos Santos actua a médio defensivo, podendo ainda fazer a lateral direita. É jovem, esteve numa das melhores “escolas” do Mundo e terá com certeza várias oportunidades para mostrar todo o seu valor e potencial, que poderá atingir já num futuro próximo. O mercado ainda não fechou e o mais provável é mesmo Jonathan dos Santos rumar a outro clube, para ganhar minutos e afirmar-se como um jogador seguro, mas em crescimento.