baros3
 

Experiência e qualidade são dois dos adjectivos que mais podemos utilizar para caracterizar Milan Baros. Agora com 30 anos, o avançado checo está vinculado ao Galatasary, da Turquia, encontrando-se, no entanto, a representar a sua selecção no Euro 2012. Enfrentará precisamente Portugal já no jogo de amanhã, a contar para os quartos de final da referida prova europeia.

Extremamente oportuno e com um posicionamento acima da média, Baros destaca-se tammbém pelos muitos golos que marca. Não sendo muito alto, tem a impulsão e a chamada ratice dos avançados para aparecer em zonas de finalização e finalizar da melhor forma as jogadas construídas pelos seus companheiros ou até, em casos mais extremos, por si próprio.

Formou-se no Baník Ostrava, clube que em 2001 o vendeu ao Liverpool. Visto como um avançado com grande potencial, entretanto confirmado, Baros seguia para a sua primeira experiência estrangeira. Deixou a República Checa e aventurou-se por Inglaterra, onde passou por Liverpool, onde passou os melhores tempos da sua carreira, Aston Villa e mais tarde no Portsmouth, de onde saiu para representar os turcos do Galatasary, seu clube actual.

Foi a estrela da sua selecção no Europeu 2004, realizado em Portugal, onde chegou até às meias finas e contribui com vários golos e boas exibições para a República Checa, que entretanto viria a perder com os gregos na mesma fase. A Grécia, essa, foi à final e derrotou Portugal num jogo que tão cedo e por motivos óbvios não esqueceremos.

Aos 30 anos e no seu último ano de contrato, pondera procurar novo clube neste verão e o Galatasary está aberto a essa possibilidade, uma vez que quer encaixar algum dinheiro com a venda do avançado checo. Avaliado em 8 milhões de euros, Milan Baros tem ainda o Euro 2012 como factor de propaganda e que com certeza já lhe atraiu vários interessados. O Galatasary vai calmamente esperando por aquilo que realmente quer: propostas, pois claro.