
Contratado pela mão de Mark Hughes para o Manchester City, em 2009, Roque Santa Cruz, na altura com 27 anos, era visto como um jogador bastante útil aos citizens. Tinha um misto de experiência e qualidade e isso agradava aos ingleses, que aceitaram desembolsar uma quantia relativamente pequena e acessível para poder satisfazer o pedido do técnico britânico.
Não sendo considerado um fora-de-série, Roque Santa Cruz vai cumprindo e tem deixado boas indicações. A sua melhor época, de longe, foi a que protagonizou ainda so serviço do Blackburn, em 2007/2008. Marcou 21 golos em 38 jogos, tendo apontado 19 para o campeonato, repartindo a liderança dos melhores marcadores da Premir League com Cristiano Ronaldo, então jogador do Manchester United.
Formando no Olimpia, clube paraguaio, de onde é proveniente, Santa Cruz passou 8 temporadas ao serviço do Bayern de Munique, da Alemanha. Não conseguindo estabilizar e mostrar o seu valor em terreno germânico, decidiu rumar ao Blackburn, onde passou 2 anos, tendo depois assinado um contrato com o Manchester City. Mais recentemente, tem andado numa onda de empréstimos, sendo o mais recente ao Bétis, clube onde actua o português Nélson e por onde passou Ricardo, ex- guarda-redes do Sporting.
Com 1,88m, Roque Santa Cruz é um jogador que compensa a falta de agilidade com o poder de finalização. Bastante forte no jogo aéreo, o avançado paraguaio tem ainda alguma facilidade a finalizar com os pés, tornando-se facilmente num adversário difícil de segurar. Com 30 anos, e depois de novo empréstimo, Santa Cruz espera agora nova colocação vinda do Manchester City, clube que detém o seu passe, para poder mais uma vez mostrar o seu valor.
Era tao bom!!!
Fraquito