VfL Wolfsburg e Sporting jogam a primeira-mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, esta quinta-feira, às 18h00. Leões e lobos tentam a vitória e, desse modo, encaminhar a eliminatória.

Será na Volkswagen Arena que os leões de Alvalade vão tentar a sorte diante do emblema que segue na segunda posição da Bundesliga alemã. Os lobos verdes, como são conhecidos os jogadores do VfL Wolfsburg, estão a oito pontos do Bayern München na liga doméstica mas já bateram os campeões germânicos (e não vai há muito tempo) por esclarecedores 4×1.

De resto, há 10 jogos consecutivos que a turma orientada pelo alemão Dieter Hecking não perde. Para se encontrar um desaire do Wolfsburg é necessário recuar até 27 de novembro de 2014. Na altura, o Everton venceu os alemães em partida desta mesma Liga Europa.

Kevin De Bruyne, Ivan Perišić e André Schürrle (que já defrontou os leões e marcou pelo Chelsea na Champions esta época) são as estrelas da companhia onde se fazem notar ainda o português Vieirinha e Bas Dost, entre outros. Na verdade, este Wolfsburg é uma máquina de futebol com ADN germânico que faz do ataque organizado uma arma (procurando ocupar bem os espaços), que recorre muito o jogo exterior e que tenta muitas vezes a sorte em lances de bola parada.

Se a atacar os comandados de Dieter Hecking costumam causar estragos, a defender nem sempre as coisas correm pelo melhor. Tentando sempre fazer uma linha de pressão no meio-campo adversário, os alemães procuram dificultar a construção de jogo dos opositores. Isto faz com que exista mais espaço entre a linha média e da defesa, que pode ser aproveitada pelos jogadores de Marco Silva.

Sem o lesionado Slimani e o castigado William Carvalho, o Sporting deve apostar na segurança defensiva para tentar encaminhar esta eliminatória diante de um adversário que sofreu golos em todos os jogos que fez em casa esta época para a Liga Europa.

No encontro que será apitado pelo árbitro israelita Alon Yefet, o Sporting procura retificar o empate recente no terreno do Belenenses, para a Liga portuguesa, que deixou a turma leonina com dificuldades acrescidas no que toca à luta pelo título e pelo segundo lugar no campeonato doméstico. Por isso, os adeptos esperam uma resposta já neste jogo.