O Sporting procura esta quinta-feira recuperar em casa da derrota no terreno do Atlético de Madrid, por 2-0, para atingir as meias-finais da Liga Europa de futebol e chegar pela sexta vez a esta fase nas competições europeias.

Os ‘colchoneros’ adiantaram-se na primeira mão dos quartos de final, graças aos golos de Koke e Griezmann, após erros de Coates e Mathieu, num jogo cujo desfecho levou a uma publicação crítica do presidente do Sporting no Facebook, à qual o plantel reagiu com desagrado, também nas redes sociais.

É neste contexto, sem os castigados Fábio Coentrão e Bas Dost e sem o lesionado William Carvalho, que o Sporting tentará eliminar a formação espanhola e reeditar as eliminações nos ‘quartos’ de Manchester United (1963/64), Zurique (73/74), Bolonha (90/91), Newcastle (2004/2005) e Metalist Kharkiv (2011/12).

Na presente temporada, o Sporting apenas perdeu um jogo no Estádio José Alvalade, frente ao FC Barcelona (1-0), na ‘Champions’, e soma quatro jogos seguidos sem sofrer golos em casa, desde o empate frente ao Astana (3-3). Este vai ser a 12.ª vez que o Sporting inicia a segunda mão de uma ronda nas taças europeias depois de uma derrota fora por dois ou mais golos, situação que virou duas vezes, ambas em 1963/64, quando venceu a Taça das Taças.

O Sporting-Atlético de Madrid arranca às 20h05 de quinta-feira, no Estádio de Alvalade, com arbitragem do sérvio Milorad Mazic.