A transferência de Luciano Vietto, a título definitivo, para o Sporting está diretamente envolvida na plataforma de entendimento que os leões alcançaram com o Atlético Madrid em relação a Gelson Martins, um dos jogadores que rescindiu, de forma unilateral, com o emblema de Alvalade na sequência dos acontecimentos na Academia, em Alcochete, precisamente há um ano.

Depois de várias reuniões, com Frederico Varandas a marcar presença em Madrid, Sporting e Atlético Madrid fecharam, enfim, um acordo que permite que os leões retirem as queixas na FIFA, tanto contra o jogador como contra o emblema colchonero.

Para isso muito contribuiu, claro está, o facto de o Mónaco, emblema ao qual Gelson Martins está emprestado desde janeiro, ter decidido acionar a cláusula de compra do extremo internacional português, a troco de 30 milhões de euros.

Caso os monegascos não consigam a permanência o acordo até pode ser alterado mas o facto é que o acordo entre Sporting e Atlético está fechado: 20 milhões de euros mais Luciano Vietto por Gelson Martins.