23Jan

Rescaldo Semanal das Modalidades por Juvenal Carvalho

ANDEBOL NA FINAL FOUR DA TAÇA DE PORTUGAL E HÓQUEI NA LIDERANÇA

Num fim de semana de intensa actividade nas modalidades, sobretudo através dos escalões de formação, os principais destaques são para o Andebol, que conseguiu de forma brilhante o apuramento para a final four da Taça de Portugal e para a manutenção da nossa equipa de hóquei em patins na liderança do escalão secundário, pese o empate averbado ante o Parede.

No ANDEBOL, e num jogo que se antevia extremamente complicado ante a forte equipa do Águas Santas, aquilo que se perspectiva acabou mesmo por acontecer,com os leões a terem acrescidas dificuldades num encontro que ficou acima de tudo marcado pela brilhante vitória por 24-21 e pela estreia do jogador cubano, Frankis Carol, que obteve oito golos e demonstrou ser um verdadeiro diamante, que quando bem lapidado e integrado neste grupo de trabalho pode dar-nos muitas alegrias.
Neste jogo, é de destacar a forma amorfa como a nossa equipa entrou, chegando mesmo a meio da primeira parte a ter uma desvantagem de oito golos, que acabria por ser reduzida paulatinamente até final dos primeiros 30 minutos para um 9-14 que se ajustava perfeitamente ao que se jogava então por ambos os conjuntos.

Na segunda parte surgiu então um Sporting rampante, que pautou o seu jogo pela forte defesa e por um ataque muito mais assertivo, com Frankis Carol e Fábio Magalhães a destacaram-se entre um conjunto coeso e que sempre quis muito. Assim, e depois de conseguirem empatar a meio da segunda parte, os nossos representantes acabaram por passar para a liderança e assegurar a presença na final four a realizar em Tavira nos dias 31 de Março e 1 de Abril, onde encontrarão pela frente as equipas do Madeira SAD e do Belenenses, que eliminaram respectivamente o Benfica e o Marítimo no recinto destes, e aguardam pelo vencedor do jogo São Bernardo-FC Porto, que se realizará em Aveiro no próximo dia 28 de Janeiro. (mais)


22Jan

Hóquei: Sporting empata com o Parede

A equipa sénior de hóquei-em-patins do Sporting defrontou, este Sábado, a equipa do Parede, no Pavilhão da Parede, onde as duas equipas jogam habitualmente, com o resultado final a ser de 7-7. Numa partida onde o Sporting esteve a vencer por 1-4 e 2-5, tendo o jogo ‘teoricamente’ controlado, o Parede acreditou até ao fim e até esteve a vencer por dois golos, mas os pupilos de Quim Zé repuseram a igualdade. Apesar deste percalço, os leões continuam na liderança da zona Sul da 2ª divisão, com 28 pontos.

O início de jogo foi discreto, com as duas equipas a ‘conhecerem-se’ nos primeiros minutos, sem criar muitas ocasiões de perigo. O Sporting marcou primeiro, por António Ramalho, quando estavam decorridos 10 minutos de jogo. João Silva empatou para o Parede, mas o domínio verde-e-branco começou-se a revelar e Ramalho voltou a dar vantagem ao Sporting, logo a seguir aumentada por Gonçalo Alves. Antes do intervalo, ainda houve tempo para Marinho marcar o 4º golo leonino e Marco Gaitinho o 2º paredense, fixando o 2-4 no descanso.

No segundo tempo tudo parecia de correr de feição para o Sporting quando Marinho voltou a marcar, mas quando João Silva marcou o 3º do Parede, a sorte inverteu-se e o Parede iniciou uma reviravolta operada por João Silva, Marco Gaitinho e António Guerra, que conseguiram pôr o Parede a vencer por 7-5. A pouco tempo do final, Gonçalo Alves de livre directo e Marinho conseguiram empatar o jogo, que teve um final frenético. Foi, literalmente, um empate arrancado a ferros, dada a quantidade de bolas que embateram no poste do Parede.

Na próxima jornada o Sporting recebe o Campo de Ourique enquanto que o Parede folga.


21Jan

Andebol: Sporting supera Águas Santas na Taça

Jogaram hoje, no Pavilhão do Casal Vistoso, Sporting e Águas Santas, em partida a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal de andebol. O Sporting venceu o jogo por 24-21, numa partida onde os leões chegaram a estar a perder por 7 golos, mas, com uma excelente segunda parte, conseguiram inverter o marcador. O cubano Frankis Carol, que se estreou de leão ao peito, foi o goleador do jogo, com 8 tentos marcados.

O Sporting entrou bastante fraco e desconcentrado no jogo. Os pupilos de Branislav Pokrajac chegaram, aos 19 minutos, a estar a perder por 7 golos de diferença (5-12), não conseguindo, nem ofensivamente nem defensivamente, impor o seu jogo. Até ao intervalo o Sporting conseguiu recuperar 2 golos, sendo o resultado de 9-14 no descanso, favorável ao Águas Santas.

No entanto, o Sporting ‘rejuvenesceu’ na 2ª parte. A equipa verde-e-branca começou forte, empatando o jogo (16-16) aos 40 minutos. Desde aí, a partida foi bastante equilibrada até perto do final, onde a equipa da casa conseguiu ser superior e vencer o jogo. A cinco minutos do final, o marcador registava 21-21 mas, com um golo de Bruno Moreira, o Sporting passou para a frente do marcador e não mais se deixou apanhar. Pedro Portela fez o 23º e o cubano Carol, estreante, fez o 24º e último golo do jogo.

O Sporting está, assim, na final-four da Taça de Portugal da modalidade. No próximo Sábado o Águas Santas volta a visitar o Sporting, desta feita para o campeonato. O jogo será Às 17h00 com transmissão em directo na RTP2.


21Jan

Miguel Ângelo, um jovem talento

Um dos reforços de inverno da equipa de futsal dos leões teve a sua estreia marcada para o campeonato, no sábado passado, num encontro frente ao Belenenses.

Tinha 16 anos e já atuava na equipa principal de futsal do Boavista, agora aos 17 surge no plantel do Sporting, tendo sido, de pronto, posto à prova por Orlando Duarte. Miguel Ângelo é um caso de precocidade no futsal até pela ascensão meteórica da sua carreira.

Do Boavista só chegam elogios a um jovem talento que pode chegar bem longe na modalidade. Tem a palavra o técnico da equipa de futsal axadrezada, Alberto Melo.

(mais)


20Jan

Antevisão Semanal das Modalidades por Juvenal Carvalho

Com o desporto-rei a passar por uma fase menos boa e com as célebres imagens do túnel do nosso Estádio a estarem na ordem do dia, a verdade é que o nosso Clube continua com o seu ECLETISMO intocável, como o comprova a permanente actividade semanal das nossas modalidades.

Deste modo, este fim de semana será igualmente marcado por intensa actividade, com o ANDEBOL a regressar à competição no escalão principal depois do interregno motivado pela participação da selecção nacional na fase apuramento para o Mundial de 2013, com o Sporting a receber no próximo sábado, a partir das 16 horas no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, em jogo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal a sempre difícil equipa do Águas Santas.
Para este jogo, que poderá marcar a estreia em competição dos dois jogadores cubanos recentemente contratados, Francis Carol e Yalan Hechavarria, os nossos jogadores terão que ser um todo muito forte para alcançar um dos objectivos da época. O que se espera acima de tudo é que o “mestre” Branislav Pokrajac tenha conseguido neste interregno motivar o seu grupo para as três competições em que está inserido, sabendo-se que um grupo com tão bons jogadores como este tenha obrigatoriamente que render mais e sem tantas oscilações dentro do próprio jogo. Pessoalmente confio muito na passagem à final four desta competição, embora saiba do difícil obstáculo que poderá constituir a equipa maiata.
Nos escalões jovens o Andebol leonino terá também actividade, com a equipa dos Next-21 a deslocar-se no domingo ao recinto do Ginásio do Sul, na Cova da Piedade, o mesmo local em que os nossos iniciados esgrimirão forças no sábado frente aos jovens do concelho de Almada. (mais)


20Jan

Hóquei do Sporting quer voltar à ribalta (com vídeo)

Os leões lideram o campeonato da Segunda Divisão e o sonho de subir à Primeira é, cada vez mais, um cenário a equacionar.

Depois de muitos anos de glória no Hóquei Patins português, o Sporting andou pelas divisões inferiores e agora pode estar iminente o regresso à principal divisão da modalidade.
Neste momento, a equipa liderada por Joaquim Alves ocupa a primeira posição da tabela da zona sul, mas o treinador garante que ainda ninguém tem a subida em mente.


«O que queremos é, sábado após sábado, conseguir os três pontos, pois o Sporting continua a ter previsto manter-se na segunda divisão. Ainda falta mais de metade do campeonato, portanto, ambicionar a primeira divisão ainda não está no nosso horizonte.»

O capitão e guarda-redes Igor Alves admite que é «um sonho» fazer regressar o Sporting à primeira divisão, mas ressalva que há ainda muito trabalho por fazer.
(mais)


19Jan

Judo: Sporting apresenta-se com ambição

As equipas de Judo masculina e feminina do Sporting para a época de 2012 apresentou-se, ontem, aos jornalistas, com principal destaque para os reforços Ana Cachola (-63 kg) e Sergiu Oleinic (-66 kg).

Ana Cachola é campeã nacional há 7 anos consecutivos na sua categoria, apesar de apenas ter 25 anos completados. Já foi campeã europeia de juniores e sub-23 e, segundo a mesma, o Sporting é o melhor local para evoluir como atleta. Vim para o Sporting por ser o local ideal para evoluir como atleta. Tenho, como objectivos, ser campeã nacional de clubes e apurar-me para as principais competições internacionais, afirmou Cachola.

Sergiu Oleinic é um judoca português nascido na Moldávia, de 26 anos, que já conquistou três medalhas em Taças do Mundo. Para Oleinic, o elevado nível do treino e a grandeza do Sporting como factores decisivos para assinar com o Clube.

O treinador da equipa verde-e-branca, Pedro Soares, mostrou-se ambicioso para a temporada que aí vem. Reforçámos ambas as equipas seniores e iremos defender o título masculino e apresentarmo-nos como candidatos na competição feminina. Acredito que, dentro de oito meses de intensos treinos, teremos qualidade para representar condignamente o Sporting na Taça dos Clubes Campeões Europeus da modalidade. Não para a vitória final, mas para tentar um lugar perto das medalhas, finalizou o ex-judoca.

Noutro âmbito, os judocas do Sporting João Pina e Joana Ramos irão competir ao serviço da Selecção Nacional no Grand Slam de Paris, de 4 a 9 de Fevereiro.


18Jan

Ricardo Correia: «É um jogo difícil»

Em declarações ao site oficial do Sporting, o guarda-redes da equipa de andebol dos leões, Ricardo Correia, antevê um jogo bastante difícil diante do Águas Santas, para a Taça de Portugal.

É um encontro difícil, mas que temos de vencer. A conquista da Taça é um dos objectivos que temos para esta época e só ficaremos mais perto de o alcançar se vencermos este jogo, revelou Correia. Para o jogador, o Águas Santas é um adversário de respeito. O Águas Santas tem uma boa equipa, experiente e também por isso considero que este será um jogo que vai ser resolvido nos pormenores. Temos de ser rigorosos, disse o guardião.

O jogo de Sábado será o primeiro depois de uma paragem devido aos compromissos das selecções. Para Ricardo Correia, as paragens não são algo agradável. As paragens nunca são agradáveis, mas nós temos treinado e trabalhado para nos apresentarmos na melhor forma, finalizou o jogador verde-e-branco.

O Sporting-Águas Santas, para a Taça de Portugal, realiza-se no próximo Sábado, às 16h00.


15Jan

Atletismo: Sporting duplo-campeão de Lisboa

O Sporting sagrou-se, este fim-de-semana, duplo-campeão de Inverno de Lisboa de atletismo ao vencer as provas colectivas de masculinos e femininos. A presença de Naide Gomes no lançamento do peso, 7 anos depois da última vez que tal aconteceu, foi o maior destaque da prova ganha pelo clube português com mais títulos na modalidade.

Na prova masculina o Sporting venceu com 153 pontos, seguido do Benfica com 142. No último lugar do pódio ficou o Belenenses, com 36. Com esta vitória os Leões comprovaram que a derrota no campeonato nacional do ano passado para o clube da Luz foi apenas um acidente de percurso e que o domínio no atletismo continua a ser verde-e-branco.

Nas mulheres o Sporting venceu por uma margem ainda maior, mas com os mesmos 153 pontos que os homens. O segundo classificado, Benfica, conseguiu 114, e o JOMA, 3ª classificado, 45.


15Jan

Fim de Semana 100% vitorioso nas modalidades por Juvenal Carvalho

Num sábado marcado pelo regresso da chuva, o que se pode dizer do rescaldo das modalidades do Sporting, é que o dia foi marcado pelo signo da vitória e da alegria, ao vencermos em Futsal, Hóquei em Partins e em Ténis de Mesa, sendo que nas duas últimas ter tido a particularidade de ter sido precisamente contra os nossos principais rivais.
Um pecúlio brilhante!

Futsal: Vitória categórica

Sporting – 4 Belenenses – 1

Num derby emotivo, e com características sempre especiais, o Sporting fez jus desde o apito inicial à sua condição de favorito e com uma entrada de leão haveria de inaugurar o marcador por Alex, logo aos sete minutos, marcando desde logo uma vincada supremacia que Marcelinho, com mais dois golos até ao final do primeira parte davam um colorido ao resultado mais do que justo, pese os representantes do Belenenses, com destaque para o guarda-redes José Carlos, nunca baixarem a guarda e demonstrarem um enorme estoicismo.
(mais)