
Terminada a época futebolística 2012/2013, começa-se a preparar a próxima temporada. Esta época ficará com certeza na memória dos Sportinguistas como a pior época de sempre do Sporting Clube de Portugal.
Pelo clube leonino passaram quatro treinadores – Ricardo Sá Pinto, Franky Vercauteren, Oceano e Jesualdo Ferreira – e foi uma temporada marcada pela instabilidade e pelos maus resultados, acabando com um sétimo lugar na Liga. A verdade é que o Sporting só melhorou com a chegada do Professor Jesualdo Ferreira, pessoa por quem tenho o maior respeito e a quem estou grato por tudo o que fez pelo meu Sporting.
Com as eleições para os órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal, no passado mês de Março, passámos a contar com um grande Sportinguista ao leme do clube, Bruno de Carvalho, que tem defendido, acima de tudo, os interesses dos leões. Numa época de tantas mudanças, esta direção prevê-se mais responsável na preparação das épocas e no ataque ao mercado, até porque está em vista uma redução no orçamento do futebol leonino. O Sporting terá que fazer bem melhor com bem menos dinheiro.
Nestes tempo de mudança, e com a saída do professor Jesualdo Ferreira, teve-se necessidade de contratar um novo treinador. O nome escolhido foi Leonardo Jardim, que entendo ser um técnico de qualidade e com provas dadas, com passagens pelo Beira-Mar, SC Braga e Olympiakos. Este é assim o inicio de um novo ciclo no Sporting e espero que seja um ciclo para durar muitos anos, pois só com estabilidade e com um projeto duradouro, o Sporting vai poder atingir patamares superiores e ganhar títulos. Chega de mudar de treinador todas as épocas – e, por vezes, mais do que uma vez por época. O Sporting precisa de estabilidade e de uma equipa técnica que fique por muitos e bons anos.
Na construção do plantel do Sporting há também uma mudança de paradigma, uma redução drástica do orçamento, mas um orçamento realista que não hipoteca o futuro do clube. O Sporting, na preparação da época 2013/2014, vai ter de colmatar as saídas dos jogadores com vencimentos mais altos, mas sobretudo vai ter que viver dos jovens da formação – dos talentos da Academia de Alcochete, e olhando sempre para os resultados da equipa “B” e dos juniores – e também daqueles que entraram já na equipa principal do Sporting – Eric Dier, Bruma, Tiago Ilori – estes jovens dão esperança ao futuro do clube.
A pré-época 2013/2014 arranca já no dia 1 de Julho, com estágio a realizar-se entre os dias 15 e 22 de Julho no Canadá. O Sporting, nesta próxima época, vai ter de jogar jogo a jogo, sendo que os sportinguistas vão ter de ter paciência caso apareçam maus resultados e, mesmo com bons resultados, manter os pés bem assentes no chão. Vai ser uma época difícil, mas eu acredito no trabalho da direção, da equipa técnica e dos jogadores, nomeadamente os jovens formados na Academia de Alcochete.