28Dez

Jogadores que eu aprecio – Daniel Opare

Nas últimas semanas, a imprensa tem dado conta de um forte interesse de alguns tubarões da Europa em João Pereira. Sendo assim, com Arias como única alternativa viável no plantel (apesar de Pereirinha também poder fazer a função), os responsáveis leoninos terão de começar a precaver-se de uma eventual saída do lateral português.

Surge, portanto, duas hipóteses: ou faz-se regressar João Gonçalves ou Cédric Soares; ou então investe-se no mercado. Neste último caso, Daniel Opare poderá ser um nome a ter em conta.
Opare tem apenas 21 anos, foi campeão mundial sub-20 em 2009 e é já uma presença assídua na selecção principal do Gana. É um jogador que completou a sua formação no Real Madrid, mas que, apesar das suas qualidades inerentes, viu-se obrigado a abandonar a capital espanhola para jogar com mais regularidade. Chegou ao Standard Liége no início da temporada passada, sendo uma das agradáveis surpresas do último campeonato belga.

Lateral com um forte cariz ofensivo, revela-se pela qualidade técnica e pela velocidade que incute ao longo de todo o flanco direito. Consegue tirar bons cruzamentos para a área, sendo também incisivo nos processos defensivos. (mais)


11Dez

Jogadores que eu aprecio – Eduardo Vargas

Ele é o homem do momento na América do Sul. Eduardo Vargas acabou de dar a Copa Sul-Americana à Universidad de Chile, apontando três dos quatro golos com que a formação chilena derrotou a LDU Quito na final. O jovem de apenas 22 anos tornou-se o melhor marcador de sempre da prova com 11 golos e está já a deixar meia Europa deliciada. Com um valor de mercado a rondar os 8 milhões de euros, Vargas não tardará a dar o salto para o Velho Continente, podendo o Sporting, com algum esforço financeiro, contratá-lo e catapultá-lo depois para um colosso europeu.

Eduardo Vargas é um avançado móvel que aparece muitas vezes na zona de finalização onde demonstra um grande faro para o golo. Titularíssimo nos últimos compromissos da selecção principal do Chile (ao lado de Matías Fernández e Alexis Sánchez), as suas principais características são a rapidez, o poder de explosão e a pujança que fazem dele um jogador difícil de travar pelos defesas contrários. No futebol, aliar técnica e força é algo que está apenas ao alcance de verdadeiros craques… e a verdade é que ele fá-lo exemplarmente. Não é de estranhar, portanto, os inúmeros títulos individuais que tem já na sua curta carreira.

Apesar de estar a ser cobiçado por muitos clubes de renome no futebol europeu, Eduardo Vargas não é de todo um alvo irreal para as aspirações leoninas. O futebol português tem conseguido atrair muitas promessas recentemente, podendo “El Crack” Matías vir a pesar também na decisão deste jovem talentoso.

Pedro Nogueira – Rumo ao Estrelato


04Dez

Jogadores que eu aprecio – Markus Henriksen

Tem apenas 19 anos, mas o seu talento é inato. Markus Henriksen tem brilhado com a camisola do Rosenborg, sendo já internacional A pela Noruega.

É uma das maiores promessas da Escandinávia, tem um valor de mercado bastante acessível (2,5 milhões de euros) e encaixava que nem uma luva no plantel leonino.

Markus Henriksen é um médio box-to-box e bastante versátil que pode ocupar várias posições do meio-campo. O seu futebol destaca-se sobretudo pela inteligência que demonstra em campo, revelando-se um atleta muito disciplinado tacticamente e que define muito bem os tempos de jogo. Não sendo um jogador propriamente rápido, consegue imprimir velocidade ao jogo através da sua passada larga.
(mais)