O futebol profissional do Sporting vai sofrer um desinvestimento na época 2013/14 equivalente a um terço do orçamento atual. O anúncio foi feito por Godinho Lopes durante a reunião do Conselho Leonino de quarta-feira à noite, com a verba a passar dos atuais 46 milhões de euros para 30 milhões.
O presidente do conselho diretivo dos leões não fechou a porta a eventuais saídas de jogadores no mercado de janeiro, tendo, ainda, anunciado o propósito de contratar um diretor-desportivo para o futebol profissional, que assumirá funções o mais depressa possível, de forma a aliviar um pouco a sua própria participação no trabalho diário ligado à equipa principal.
NÚMEROS
16 milhões de euros: é o mínimo que Godinho Lopes quer poupar na próxima época em salários no plantel profissional, entre jogadores, treinadores e demais staff. A primeira opção passa pela venda de pelo menos três jogadores já em janeiro. A redução do número de jogadores na próxima época é outra alternativa.
2 nomes: estão na lista de potenciais vendas em janeiro: Elias e Jeffren. Há mercado para ambos e especialmente com o internacional brasileiro o Sporting conseguirá uma poupança a rondar os 900 mil euros por ano em salários.
30 milhões de euros: é a meta mínima que o Sporting quer atingir com venda de jogadores em janeiro e no próximo defeso. Nomes como Rui Patrício e Ricky van Wolfswinkel estão entre os elementos que poderão contribuir em grande parte para aquela meta.
E quer um Director Desportivo. Com tantos iluminados que levou para o Clube mais aqueles que ja la estavam sem fazeram nada e receberem bons vencimentos??? Tem muito por onde escolher.
Acho muito bem a redução do orçamento para o futebol, mas dá para ver que o GL anda a boiar na maionese, com o seu suposto projecto para o triénio, contratou jogadores, aumentou o orçamento, aumentou substancialmente o passivo para agora desinvestir. Ou seja, toma decisões conforme o ventohoje é uma coisa, amanha é outra, depois da amanha é outra. Assim não vamos lá.
Haja coerencia nas decisões, coisa que GL faz exactamente o oposto.
Senão vejamos: o projecto apresentado para os 3 anos de mandato foi:
1º ano – Aproximação dos adeptos
2º ano – Consolidação financeira
3º ano – Consolidação desportivo
Se no 1º ano a direcção foi bem sucedida no objectivo delineado, nos seguintes temos os factos seguintes:
2º ano: foi apresentado um resultado negativo na ordem dos 50M€ – consolidação financeira ZERO!
3º ano: na época em que está traçado o objectivo de êxito desportivo (no Sporting Clube de Portugla o êxito só pode ser alcançado com títulos), temos um desinvestimento de 30M€!
Conclusão: continuamos a ter uma gestão incompetente e sem rumo!
Acho muito bem. Para fazerem a figura que estão a fazer em todas as provas, mais vale apostar nos jovens da Academia e deixarem-se de contratar jogadores estrangeiros ás carradas, de valor duvidoso e a ganharem fortunas. Quem não tem dinheiro não tem vícios. Apostem na prata da casa. promovam-nos e vendam-nos. nós temos uma das melhores formações do Mundo que está a ser desaproveitada. SL
para informar com precisão temos de ter dados correctos e estes não estão!! o elias aufere ano 1.600 é o jogador mais bem pago do sporting.