Estrela do Sporting de 2013 ao verão de 2016, sobretudo na temporada 2015/2016, a primeira de Jorge Jesus como treinador leonino, em que marcou 31 golos em 46 jogos, Islam Slimani, 30 anos, continua na órbita de Alvalade e já fez saber aos leões que gostava de voltar.

A administração leonina conta fazer encaixe, nunca inferior a €20 milhões, com a venda do passe de Bas Dost e perguntou pela disponibilidade do argelino, que respondeu que sim.

Slimani está no Fenerbahçe – 25 jogos e apenas cinco golos -, cedido pelo Leicester, clube para onde se transferiu, de Alvalade, no verão de 2016 e a troco de €30,5 milhões. Não quer permanecer na Turquia, já o disse, mas também não é no clube com quem tem ligação até junho de 2021 que vai dar continuidade à carreira, pois não entra nas contas do treinador Brendan Rodgers.

Daí que se prepara para ser novamente cedido e os leões estão atentos, já se informaram inclusivamente das condições junto dos ingleses, na tentativa de uma cedência com opção de compra.