Em Alvalade desde 2016, Bas Dost continua a entrar, aos poucos, na história centenária do Sporting. O holandês, que cumpriu em Vila do Conde o jogo número 100, precisou de um unico centánrio para fazer 79 golos pelos leões.

Se contabilizarmos os primeiros 100 jogos daqueles que fizeram história em Alvalade essencialmente pelo golo, concluimos que Bas Dost tem o mesmo registo de Rui Jordão, um dos jogadores mais importantes da história do Sporting. À frente do antigo avançado do Wolfsburgo, só mesmo um quinteto de violinos.

Com 100 jogos e mais golos do que o dianteiro estão João Lourenço, Jesus Correia, yazalde, Manuel Soeiro e Peyroteo, recordista absoluto e, quiçá, eterno – a diferença é de 101 golos entre Dost e o avançado português…

O holandês, que, na Liga, tem tanto golo como jogo (67 golos em 67 jogos) bate com alguma distância os primeiros 100 jogos do outro goleador mais importante do novo século em Alvalade. Liedson, no momento do centenário, contabilizava 62 tentos…ou, por outras palavras, menos 17 do que o gigante holandês.