O Sporting é, a par do Shakhtar Donestk, o quinto clube que mais jogadores da sua formação exporta para as Ligas europeias.

As contas foram realizadas pelo Observatório do Futebol (CIES), que concluiu que 55 jogadores ‘made in Alcochete’ disputam os 31 principais campeonatos do Velho Continente.

Apenas Real Madrid (58), Partizan de Belgrado (61), Dínamo Zagreb (67) e Ajax (71) conseguem colocar mais jogadores nos campeonatos austríaco, belga, bielorrusso, búlgaro, croata, cipriota, checo, dinamarquês, inglês, espanhol, finlandês, francês, alemão, grego, húngaro, israelita, italiano, holandês, norueguês, polaco, português, romeno, russo, escocês, sérvio, suíço, eslovaco, esloveno, sueco, turco e ucraniano.

A segunda equipa portuguesa melhor classificada neste ranking é o Benfica, que, 51 jogadores – mais um do que o Barcelona – fecha o ‘top10’. Já o FC Porto, com 45 jogadores, fica-se pelo 13.º posto.

Se tivermos em conta apenas os jogadores exportados para as cinco principais Ligas europeias – espanhola, inglesa, francesa, alemã e italiana – o Sporting é a única equipa presente no ‘top50’, com um total de 16 jogadores, que o coloca no 26.º lugar, juntamente com Caen, Lille e TSV 1860 Munique.