O mercado de transferências abre no primeiro dia de julho e esta é uma altura para os clubes arrumarem a casa. O Sporting não é excepção e, como qualquer clube grande em Portugal, o número de emprestados é significativo.

Mas será que o Sporting poderá extrair algo dos futebolistas que cedeu esta temporada? É isso que vamos tentar saber, através da sua quota de jogos esta temporada e da sua valorização… ou desvalorização.

Analisámos os 10 jogadores que, ao voltar na próxima temporada, têm alguma hipótese de permanecer no plantel principal e só três deles aumentaram o seu valor de mercado. Falamos de Domingos Duarte, Mattheus Oliveira e Matheus Pereira.

O primeiro, central de 24 anos, foi uma das peças chave na campanha do Deportivo da Corunha, que terminou a II Liga espanhola em 6.º lugar e que vai disputar o playoff de acesso à La Liga. Domingos Duarte marcou quatro golos em 39 jogos.

Quanto a Mattheus Oliveira, emprestado pelo segundo ano consecutivo ao Vitória SC, o médio de 24 anos realizou 27 jogos e apontou quatro golos. O jogador brasileiro ajudou os vimaranenses a garantir a Liga Europa na próxima época, tornando-se peça importante na manobra da equipa de Guimarães.

Por último, Matheus Pereira. Depois de um empréstimo ao Chaves, onde o extremo de 23 anos brilhou, esperava-se que ficasse em Alvalade. Assim não aconteceu e Matheus rumou ao Nuremberga. Na Bundesliga, o jovem brasileiro deu nas vistas e marcou três golos em 20 jogos disputados.

Serão estes os três jogadores que mais merecem uma apreciação de Marcel Keizer na pré-temporada? De resto, Viviano, Lumor, Ryan Gauld, Carlos Mané, Iuri Medeiros e Gelson Dala mantiveram o seu valor de mercado ou viram-no reduzir. Pode consultar tudo na tabela abaixo.

Feitas as contas, verificamos que os 10 jogadores cedidos a outros clubes desvalorizaram 600 mil euros num bolo total.