Só um milagre impedirá que o Sporting fique fora das competições europeias na próxima temporada. Os adeptos sportinguistas são conhecidos por terem uma esperança sem limites. Por acreditarem até ao último minuto que o mais inverosímel dos cenários ainda é execuível. Por se recusarem a aceitar o destino sem nada fazerem para contrariá-lo.
Só que, na atual conjuntura, mesmo os mais crentes têm dificuldades em encontrar argumentos para alimentar a sua esperança. As contas são fáceis de fazer. Para atingir a quinta (ou sexta) posição e ficar à frente do Estoril-Praia, a equipa de Jesualdo Ferreira tem de vencer os seus 2 jogos e esperar que o conjunto que na segunda-feira empatou na Luz perca um e empate outro encontro, perante adversários teoricamente acessíveis (Beira-Mar e Gil Vicente). Pode acontecer, é certo, mas depois do reforço anímico que decorre do empate na Luz, dificilmente a equipa treinada por Marco Silva, desperdiçará o ensejo de, pela primeira vez na sua história, chegar às competições europeias.
“Não há qualquer toalha no chão”, argumenta Bruno de Carvalho num discurso mais direcionado para o interior do grupo de trabalho e para os adeptos do que para a realidade, pois, nem o próprio presidente do Sporting acreditará na possibilidade de recuperar 4 pontos ao adversário direto quando existem apenas 6 em disputa. No entanto, o timoneiro terá de ser sempre o último a desistir, a admitir que o futuro da equipa leonina passa por uma época fora das competições europeias. E é isso que faz o líder leonino.
Uma catástrofe, dirão os mais alarmistas. Uma oportunidade, defenderão aqueles que insistem em ver sempre o lado verde da vida. Em ano de apertar o cinto – assim o determina o acordo com a banca –, a ausência europeia permitirá um menor investimento em reforços e, em simultâneo, a consolidação da estrutura atual, permitindo o crescimento de alguns dos jovens talentos que começam a despontar na equipa principal. Claro que este crescimento poderia ser potenciado, caso a equipa estivesse sujeita a partidas de maior exigência como o são as das competições europeias. Mas, o risco de cobiça por parte dos grandes colossos também seria maior
Em suma, nem tudo é negativo. O mais negativo mesmo é a questão do prestígio. A confirmar-se o destino que parece traçado, esta será a segunda vez na sua história que os leões ficam foram das provas da UEFA. E esse será seguramente o custo mais difícil de suportar pelos sportinguistas.
Um reparo: se o Sporting vencer os dois jogos que faltam, precisa que o Estoril não conquiste mais do que 2 pontos (2 empates) e o Rio Ave não ganhe os 2 jogos.
A época foi um desastre em termos de organização do clube SCP mas maior é a trafulhice e a batota que se instalou no futebol português, com a conivência e o agrado de certa comunicação social,é caso para dizer grandes artolas!..
também acho que será dificil mas não é impossivel.
Só um milagre levaria o Sporting à Europa: Só um milagre impedirá que o Sporting fique fora das competições eu http://t.co/fwDERHOMUj
infelizmente será o ESTORIL 3 ULTIMOS OS ARBITROS NAO VIRAM 5 PENALTIS A NOSSO FAVOR!! VERGONHOSO.
Decidam-se! Só um milagre impedirá ou levará?