O Sporting venceu o Arouca por 1-0, em jogo da segunda jornada da Primeira Liga, disputado em Alvalade. O golo leonino foi apontado por Carlos Mané (93′).

Num onze onde a maior surpresa foi mesmo a titularidade de Nani, Marco Silva já havia dito na antevisão do encontro que o extremo estava em condições de jogar e, três dias depois de ter começado a treinar com a equipa, atestou o seu regresso a casa.

Oriol Rosell, que substituiu o castigado William de Carvalho, e Ricardo Esgaio, que ocupou o lugar do lesionado Cédric Soares, eram alterações aguardadas, enquanto Naby Sarr acompanhou Maurício no centro da defesa. Do lado do Arouca, Pedro Emanuel optou por apresentar o mesmo onze que jogou com o Estoril.

O Sporting tem a primeira grande oportunidade de golo aos 6 minutos, com um cabeceamento de Freddy Montero, só travado pelos pés do guarda-redes Goicoechea. O Arouca começou o jogo mais recuado, aguentando o pressing inicial dos “verdes e brancos”. Aos 12 minutos, uma jogada individual de Nani resulta num livre para o Sporting na posição central, bola parada cobrada pelo extremo, mas saiu por cima.

Aos 15 minutos, Adrien Silva libertou-se da pressão arouquense e rematou junto ao semicírculo com perigo para uma defesa apertada do guarda-redes da formação nortenha. Sete minutos depois o guardião uruguaio volta a salvar Arouca após cabeceamento de Montero ao segundo poste na sequência de um livre cobrado por Jefferson na direita.

Igualdade sem golos ao intervalo e entrada de Carlos Mané para o lugar do apagado Rosell. Marco Silva pretende dar maior mobilidade ao ataque, colocando Mané no apoio a Montero, colocando Adrien e André Martins como no centro do terreno.

Entrada pressionante do Sporting na segunda parte, mais rápido, entra a “todo o gás”, muito pressionante, deixa defesa do Arouca sem fôlego. Aos 62 minutos, a jogada que marca o encontro: penáltti para o sporting, após tentativa de cruzamento do Carrillo. Bola bate na mão direita de Balliu.

Nani vai buscar a bola e quer marcar penálti. Extremo falha penalti devido a defesa de Goicoechea. Remate para o lado direito, redes defende e bola espirra para o poste. Defesa do Arouca limpa lance rapidamente.

Aos 83 minutos, contra-ataque dos arouquenses, Sporting descompensado, Nildo remata após transporte de bola de André Claro, que faz o passe para o brasileiro e este remata cruzado para defesa com os pés de Patrício.

Golo de Carlos Mané após a bola ressaltar no poste, aos 93′, para delírio do público. Cruzamento de Jefferson e remate de Tanaka, que ressalta para Carlos Mané que, já em queda, faz o golo da vitória dos “leões”. Vitória arrancada a ferros.

Sporting conquista assim a primeira vitória no campeonato à segunda jornada.

festejar golo

FICHA DE JOGO
2ª Jornada Liga Portuguesa
Estádio José Alvalade, Lisboa
Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve)
23 de Agosto, 20h30

SPORTING: Rui Patricio; Esgaio, Maurício, Naby Sarr e Jefferson; André Martins (76′), Oriol Rosell (45′) e Adrien; Carrillo, Nani (76′) e Montero.
Suplentes: Marcelo Boeck, Paulo Oliveira, Jonathan Silva, Capel (76′), João Mário, Tanaka (76′) e Mané (45′).
Treinador: Marco Silva

AROUCA: Goicoecha; Balliu, Miguel Oliveira, Diego e Nelsinho; Bruno Amaro, David Simão, Pintassilgo (88′), Artur (75′) e Nildo; André Claro.
Suplentes: Rui Sacramento, Tomás Dabó (88′), Tinoco (75′), Rui Sampaio, Nuno Coelho, Dialló e Hugo Monteiro.
Treiandor: Pedro Emanuel