17 anos depois, o Santa Clara regressa a Alvalade. A equipa açoriana regressou à Primeira Liga e fez um trajeto tranquilo até voltar ao palco do leão, onde só por uma vez pontuou, num nulo em 2001.

O encontro entre Sporting e Santa Clara marca também um ponto de viragem na época da turma verde e branca. Foi nos Açores que Tiago Fernandes fez a estreia como técnico interino dos leões, numa partida que ficou marcada pela lesão de Battaglia e pelo período pós-Peseiro, ainda sem Marcel Keizer.

Uma volta depois, o Sporting vive ainda um período de indefinição futura, mas pelo meio já conquistou a Taça da Liga, um troféu que deixa Keizer e os seus jogadores com maior margem de manobra.

Se a temporada já foi dada como praticamente perdida, as últimas jornadas reacenderam ligeiramente a esperança da equipa sportinguista, que olha para cima e não para trás, isto porque o Moreirense está a dez pontos de distância. O primeiro lugar está a oito pontos, mas a equipa de Keizer procura olhar para dentro e depois perceber até onde é possível chegar.

O Sporting, quarto classificado da I Liga, com 52 pontos, recebe esta sexta-feira o Santa Clara, oitavo, com 32, no jogo de abertura da 26.ª jornada da I Liga, com início às 20:30, no estádio José Alvalade, em Lisboa.