O Sporting vai fazer uma digressão à China, no final de maio, com a disputa de quatro jogos particulares com equipas de futebol locais, repetindo assim a deslocação pioneira efetuada há 40 anos.

As datas para a digressão, hoje anunciada pelo clube luso, são 20 a 31 de maio, logo após o final da I Liga, e os jogos serão contra uma seleção de Macau, o Xangai SIPG – a equipa de Vítor Pereira -, o Jingying Group e o Beijing Guoan.

Para preparar a iniciativa, o vice-presidente ‘leonino’ Carlos Vieira já esteve uma semana na China, com o clube apostado em comemorar o 40.º aniversário da primeira ida de um clube europeu à China.

A viagem de 1978, com uma equipa que incluía, entre outros, Inácio e Manuel Fernandes, precedeu mesmo em cerca de um ano o estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.

Para esta viagem, o Sporting vai levar parte da exposição sobre os dias então passados em várias províncias chinesas. Ficará exposta nas cidades onde a equipa vai realizar os jogos agendados – Macau, Xangai e Pequim.

Calendário do “Sporting CP China Tour 2018”:

20 de Maio: Saída de Portugal;
21 de Maio: Chegada a Hong Kong/Macau. Inauguração da Exposição no Consulado-Geral de Portugal em Macau;
23 de Maio: Jogo c/ Selecção de Macau;
24 de Maio: Voo Macau-Shanghai; Inauguração da Exposição no estádio do Shanghai SIPG;
26 de Maio: Jogo c/ Shanghai SIPG FC;
27 de Maio: Voo Shanghai-Beijing; Inauguração da Exposição no Estádio do Beijing Guoan;
28 de Maio: Jogo c/ Jyinging Group na Provincia de Hebei;
29 de Maio: Jogo c/ Beijing Sinobo Guoan FC;
30 de Maio: Saída de Beijing;
31 de Maio: Chegada a Portugal.