
Tiago Ilori é a resposta de Domingos Paciência à hecatombe que se abateu sobre o sector defensivo do Sporting. É que, com três dos quatro centrais do plantel afectados por problemas de ordem física, o técnico tinha de salvaguardar alternativas para o embate de quinta-feira com o Vaslui, a contar para a terceira jornada da fase de grupos da Liga Europa, escolhendo o jovem júnior como solução óbvia para a eventualidade de Onyewu, Polga e Carriço não serem capazes de recuperar a tempo. Assim, Domingos nem deixa o central dos sub-19 orientados por Sá Pinto viajar até à Alemanha, onde se disputa mais uma ronda da Next Gen Cup – diante do Wolfsburgo, onde os juniores verdes e brancos procurarão manter a maré de triunfos, único resultado que conheceram nesta prova.
Ilori permanece em Lisboa para trabalhar com o plantel principal e, mesmo que não seja líquido que o miúdo venha a fazer parte do lote de convocados, a opção de Domingos Paciência confirma o que O JOGO já tinha adiantado durante a pré-temporada: este será seguido de perto, já que é encarado como grande aposta de futuro.
Com 18 anos, Tiago Ilori foi um dos sete jovens cinco juniores e dois já com idade de sénior – chamados pela SAD para os trabalhos de preparação para a nova época de um plantel sénior em processo de profunda renovação, impressionando a equipa técnica, quer pelas suas características – alto, de bom porte, é também invulgarmente rápido para a sua posição, mas também pela maturidade das suas exibições.
Brilhando nos primeiros compromissos particulares, foi mesmo alvo de uma recompensa única entre os seus pares: dos sete, só ele permaneceu com o grupo para a viagem ao Canadá, onde o Sporting efectuou mais partidas de preparação. O treinador ficou satisfeito com o meu trabalho e disse que ainda queria ver mais, expressou então o atleta, à chegada a Toronto, reafirmando o óbvio interesse de Domingos.
O convívio próximo com a equipa principal é agora arma preciosa do jogador e motivo de conforto para o técnico que, apesar de desejar a pronta recuperação dos seus mais experientes centrais, sabe que tem nele alternativa válida, com uma mais-valia relativamente à concorrência: Ilori é tão-só e apenas o mais rápido atleta que os testes físicos sprints de 30 metros realizados pelo Sporting aos seus jogadores já conheceram.
Aliás, oficialmente, Ilori é parte integrante do grupo dos graúdos, constando da lista de jogadores do plantel que consta do sítio do clube na internet, tendo-lhe sido destinada a camisola 34.