Temos, muito rapidamente, de voltar a ser os melhores.
Estamos numa senda de vitórias a que já não assistíamos há algum tempo. É bom. Sinto me melhor, assim como vocês todos, mas ainda não encontrei uma explicação para uma equipa, que na época passada fez o que fez e este ano está irreconhecível. Não atingiu sequer um décimo do que se exige a um Sporting Clube de Portugal. Isto não é um problema de treinadores ou presidentes. Tem de haver uma explicação.

O que nos vale é que ainda há jogadores no Sporting que merecem vestir a camisola. Um deles é Rui Patrício. Ou melhor, o Senhor Rui Patrício . A prova viva do esforço, dedicação e devoção ao Clube, com quem muitos jogadores deveriam aprender.
Obrigado Rui. Por tudo.

Acho que uma das explicações para tudo isto e para as notícias recentes só pode ser uma. Os bancos.
O Sporting Clube de Portugal pertence aos sócios e adeptos, na teoria. Na prática, pertence aos bancos.
Estamos numa situação financeira gravíssima, como todos sabemos. Temos empréstimos para pagar, contas para pagar, salários para pagar.. Muita coisa para pagar. E é como em tudo. Quando não há resultados não há dinheiro. Vimos em vários jogadores a possibilidade de fazer dinheiro, por muito pouco que seja.

E para mim só esta explicação faz sentido na venda do Ínsua. Sou obrigado a aceitar. Temos 35 por cento do passe. Veio a custo zero. Se nos derem 3,5 milhões significa que esta avaliado em 10 milhões. Não me parece mal. O erro está em termos uma percentagem tão reduzida do passe. Juntando se a isto a vontade do jogador em querer sair acho que não nos resta alternativa. É esperar para ver.

Por último, um ponto que tenho vindo a abordar há muito tempo. A comunicação social. É importante para a sobrevivência de um Clube, não há dúvida. Mas pode também ter um papel preponderante na nossa destruição.
A maior potência desportiva nacional não pode, de forma alguma, ser esmiuçada pelos meios de comunicação social da maneira que tem sido. Não pode e eu não aceito isso.
Os sócios e adeptos do Sporting têm todo o direito de dizer o que está bem e o que não está. São eles que pagam quotas. São eles que compram merchandising do Clube. São eles que compram gamebox’s e bilhetes. E a cima de tudo, são eles que gritam pelo Sporting.
Têm por isso todo o direito de dizer se o Presidente está bem ou mal. E se deve sair, ou não.

Os meios de comunicação social não têm esse direito. Nunca. Têm apenas que informar, é esse o trabalho deles. E nunca pôr a massa associativa contra a direcção, treinador ou jogadores. E se o fizerem estão a fazer mal o seu trabalho.
Tenho assistido a uma campanha repelente por parte de todos os órgãos de comunicação social, no que toca a dizer mal do Sporting Clube de Portugal e do seu Presidente.

Os sócios e adeptos podem, vocês, não. E é bom que isto fique esclarecido.

Saudações Leoninas,
Manuel Duarte Neves Gonçalves
Sócio 30429